Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular

Publicações

Notícias e artigos sobre saúde, bem-estar, tratamentos cardiovasculares e medicina preventiva

Válvula Aórtica Bicúspide e o Aneurisma da Aorta Ascendente.

Qual a relação entre a Válvula Aórtica Bicúspide e o Aneurisma da Aorta Ascendente?

Você sabia que nascer com apenas duas cúspides na válvula aórtica (Válvula Aórtica Bicúspide) pode aumentar o risco de desenvolver um Aneurisma da Aorta Ascendente? Essa dilatação anormal da aorta, pode trazer sérios riscos à saúde se não for acompanhada de perto.

 

A Válvula Aórtica Bicúspide é uma condição congênita do coração, presente desde o nascimento, na qual a válvula aórtica possui apenas duas cúspides (folhetos) em vez das três normais.

 

A válvula aórtica é responsável por controlar o fluxo sanguíneo do ventrículo esquerdo para a aorta, a maior artéria do corpo. Quando a válvula é bicúspide, ela pode funcionar de forma anormal, levando a duas complicações principais: Estenose Aórtica ou Regurgitação aórtica.

 

Um Aneurisma da Aorta Ascendente é uma dilatação anormal da parte superior da aorta, a maior artéria do corpo humano. A aorta leva sangue oxigenado do coração para o resto do corpo.

 

Qual a relação entre a Válvula Aórtica Bicúspide e o Aneurisma da Aorta Ascendente? Pessoas com Válvula Aórtica Bicúspide têm um risco maior de desenvolver Aneurisma da Aorta Ascendente. Isso porque a válvula anormal pode gerar alterações no fluxo sanguíneo, pressionando a parede da aorta e aumentando as chances de dilatação.

 

A cirurgia mais comumente realizada é o Bentall de Bono, que troca a válvula aórtica por uma prótese juntamente com a aorta ascendente por um tubo de Dacron.

 

O acompanhamento com Ecocardiograma pode apontar o momento de se trocar a válvula. A aorta ascendente também é bem avaliada por Ecocardiograma. Uma Angiotomografia ou Angioressonância pode dar mais detalhes da dilatação da aorta ascendente.

 

O importante é se manter acompanhado por um cardiologista experiente, que poderá avaliar o seu caso e indicar o tratamento mais adequado.

 

Foto e Vídeo: Reprodução/Divulgação Instagram Otaviano Costa.

 

 

Consulte o médico regularmente. Exames médicos de rotina ajudam a identificar problemas cardíacos precocemente.

 

Para mais orientações sobre este assunto, conte comigo!

Mande uma mensagem para mim e tire suas dúvidas.

"O conteúdo disponível neste website tem caráter estritamente educativo e informativo. Seus artigos, matérias e notícias visam fornecer informações que possam auxiliar no esclarecimento de dúvidas em relação às medidas preventivas para saúde, exames diagnósticos, tratamentos e a problemas diversos relacionados com a saúde. Não é finalidade deste website, representando o médico Dr. Rodrigo Pereira Paez, a análise, comentário ou emissão de qualquer tipo de diagnóstico. Os conteúdos aqui apresentados não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, psicólogos e nutricionistas ou outros especialistas. Consulte sempre o seu médico. As imagens fotográficas das publicações, artigos, matérias ou notícias são meramente ilustrativas."

Rodrigo Paez

Rodrigo Paez

Formado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) - Escola Paulista de Medicina e especialista em Cirurgia Cardíaca, Cardiovascular, Endovascular e Marcapassos. Adepto da cirurgia cardíaca minimamente invasiva é pesquisador do estudo multicêntrico Bypass, que reune os melhores centros de cirurgia cardíaca do Brasil.