Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular

Publicações

Notícias e artigos sobre saúde, bem-estar, tratamentos cardiovasculares e medicina preventiva

Pode fritar com azeite?

Será que fritar com azeite é uma boa opção?

Muita gente ama um bom alimento frito, mas será que fritar com azeite é uma boa opção? Vamos desvendar esse mistério juntos!

 

 

O Azeite de Oliva

 

Os benefícios do azeite de oliva para a saúde são amplamente reconhecidos. Rico em gorduras saudáveis, antioxidantes e compostos bioativos, ele tem sido um pilar da dieta mediterrânea há séculos. Mas, será que ele resiste ao calor da fritura?

 

 

O ponto de fumaça

 

O ponto de fumaça de um óleo é a temperatura em que ele começa a se decompor e liberar substâncias tóxicas.

 

O azeite virgem tem seu ponto de fumaça em torno de 200 °C, ideal para fritura e grelhar alimentos. Isso significa que ele pode ser usado para fritar sem se decompor rapidamente, como outros óleos vegetais.

 

Já, o azeite extra virgem, tem seu ponto de fumaça em torno de 190 °C, ideal para alimentos frios, como, por exemplo, as saladas.

 

 

Benefícios de fritar com azeite

 

    • Gorduras saudáveis: o azeite é rico em gorduras monoinsaturadas, que ajudam a reduzir o colesterol ruim e protegem o coração;

 

    • Antioxidantes: os antioxidantes presentes no azeite ajudam a combater os radicais livres, reduzindo o risco de doenças crônicas;

 

    • Sabor: o azeite confere um sabor único aos alimentos fritos, deixando-os mais saborosos.

 

 

Mitos e Verdades sobre fritar com azeite

 

    • Mito: fritar com azeite é muito calórico;

    • Verdade: todo alimento frito é calórico, mas o azeite, por ser uma gordura saudável, pode fazer parte de uma dieta equilibrada;

 

    • Mito: o azeite perde todos os seus nutrientes quando aquecido;

    • Verdade: parte dos nutrientes pode ser perdida, mas o azeite ainda retém muitos de seus benefícios;

 

    • Mito: qualquer azeite pode ser usado para fritar;

    • Verdade: o azeite virgem é o mais indicado, mas outros tipos também podem ser usados, dependendo da temperatura da fritura.

 

 

Lembre-se de que a saúde depende de uma combinação de fatores, incluindo a alimentação, atividade física e estilo de vida.

 

 

Participação da Dra. Isabel Cardozo, Nutricionista Clínica e Funcional.

 

 

Consulte o médico regularmente. Exames médicos de rotina ajudam a identificar problemas cardíacos precocemente.

 

Para mais orientações sobre este assunto, conte comigo!
Mande uma mensagem para mim e tire suas dúvidas.

"O conteúdo disponível neste website tem caráter estritamente educativo e informativo. Seus artigos, matérias e notícias visam fornecer informações que possam auxiliar no esclarecimento de dúvidas em relação às medidas preventivas para saúde, exames diagnósticos, tratamentos e a problemas diversos relacionados com a saúde. Não é finalidade deste website, representando o médico Dr. Rodrigo Pereira Paez, a análise, comentário ou emissão de qualquer tipo de diagnóstico. Os conteúdos aqui apresentados não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, psicólogos e nutricionistas ou outros especialistas. Consulte sempre o seu médico. As imagens fotográficas das publicações, artigos, matérias ou notícias são meramente ilustrativas."

Rodrigo Paez

Rodrigo Paez

Formado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) - Escola Paulista de Medicina e especialista em Cirurgia Cardíaca, Cardiovascular, Endovascular e Marcapassos. Adepto da cirurgia cardíaca minimamente invasiva é pesquisador do estudo multicêntrico Bypass, que reune os melhores centros de cirurgia cardíaca do Brasil.